A NATUREZA ENSINA A LIDERANÇA EFICAZ

Uma lição incrível sobre liderança é ensinada de forma natural, pelas gaivotas em seus deslocamentos sazonais.

O Criador da vida é tão perfeito que até a liderança Ele nos ensinou por meio de exemplos simples como esse. Tem outros exemplos, mas esse parece ser bem conhecido de todos.

Ao se deslocarem para outros continentes uma gaivota líder vai à frente do bando.  Esta mantém uma visão do todo, tanto o que está à frente, atrás e laterais, e assim consegue perceber se todos estão no mesmo ritmo. Essa estratégia nos faz refletir na nossa prática de liderança com nossos iguais.

Ao perceber que um membro do bando está perdendo forças ou voando desgarrado do grupo, a gaivota líder redefine o voo e assim todos seguem juntos para um mesmo objetivo.  

As gaivotas fazem troca de líderes durante o percurso, porque líderes também se cansam! E mais uma vez vemos as lições da natureza no processo de transição de liderança, onde o líder tem o cuidado de não cruzar a frente de quem está conduzindo o grupo, fazendo com mestria a transição de forma a não interromper o fluxo.

Assim também outras espécies nos ensinam lições sobre treinar os filhotes para ganhar a liberdade com segurança. Uma dessas histórias será contada na nova versão do meu livro Pense Bem Vá Além.

Talvez você curta