DAR E RECEBER


 Resultado de imagem para dar e receber na medida certa

Não dê mais que o necessário, você será confundido. Melhor dar na medida certa, assim você faz diferença na vida do outro.

Relacionamento com pessoas difíceis requer tato, sabedoria, paciência, longanimidade, domínio próprio e todas as demais virtudes que um ser humano possa encontrar, senão a pessoa vai querer inverter a posição ou tornar você uma presa dela. Mas àquele que sobreviver aos temperamentos difíceis ganha sabedoria, mantem-se livre do fardo que é o atirador de pedras. Aquele que dispara o gatilho está pesado,sobrecarregado e se alguém aceita seu fardo ganha um peso que não era seu. É uma escolha.

Pessoas difíceis são aquelas que não toleram críticas, se julgam superiores e são muito reativas,  pior ainda, falam o que querem e não querem ouvir a outra parte.

Mas pera aí, onde estão essas pessoas? Em qualquer lugar, em casa, no trabalho, lazer … Porque todos nós somos um pouco disso tudo até domar nossa natureza animal, nossa ignorância de berço e desenvolver domínio das emoções, são as emoções descontroladas que levam às pessoas a falarem de forma equivocada, interpretar o que leem ou ouvem sempre como um ataque, o sentimento de baixa autoestima  as fazem sentir sempre culpadas e ao mesmo tempo, rejeitam ser vistas dessa forma atacando o outro lado…

Querem se impor como alguém mais importante e isto dificulta que aprendam com os erros, os seus próprios e dos outros. Jesus foi criticado… seria algum humano na terra mais importante que Ele ao ponto de não merecer críticas?

Que em 2017 possamos ser menos reativos, mais assertivos, mais reflexivos para administrar o que está dentro de nós. Porque essa fera tem nome, emoção descontrolada, dificuldade de enxergar a si próprio, reconhecer que não existe ser humano perfeito, e a diferença está na capacidade de suportar críticas e tolerar frustrações, e isto só é possível pelo desenvolvimento do amor próprio e uma identidade definida. Só assim as circunstâncias deixarão de governar nossas vidas.

A alma agressora atira pedras, a alma pacífica é blindada contra ataques, quem lança pedras ao final da luta acaba tropeçando nelas.

Se puder, diante do atrito, reconhece que de um lado alguém grita por socorro, há uma dor escondida aguardando espaço pra se manifestar, seja alguém capaz de curar dores, isso faz diferença no mundo, mas doe na medida certa para não se tornar escravo da dor do outro. Jesus Cristo levou sobre si as nossas dores, veio nos oferecer alívio, carregar nossos fardos, não nos carregar nas costas…

Então jogue no mar de esquecimento as cargas do passado que estão te impedindo de prosseguir, mesmo que para isso sejam necessárias lágrimas para fazê-las escorrer, mas livre-se delas, porque as alegrias precisam de espaço assim como as flores para sobressair em meio aos espinhos. Abra mão de estar certo por vezes para experimentar ser feliz mais vezes, porque se alguém tenta tirar a sua paz e sua alegria, é porque há falta nele (a), não em você.

Quer ajudar alguém de verdade? Doe na medida certa, porque se doar mais que o necessário vai parecer bajulação.

O mundo é um grande laboratório, a gente vai vivendo e aprendendo e enquanto aprende a gente descobre que a maior riqueza não pode ser comprada com dinheiro, mas com atitudes de sabedoria que nos faz saber quem somos, onde estamos e para onde vamos.

Que em 2017 sejamos prudentes para não perder tempo semeando em solo inadequado à frutificação, para que tudo que fizermos seja próspero, porque essa a vontade de nosso Pai, que guarda à expectativa de ver Seus filhos colherem com fartura e abençoar a terra.

Feliz tempo novo com atitudes novas!

Talvez você curta