O TEMPO QUE O TEMPO DÁ – Reflexão

 

O TEMPO QUE O TEMPO DÁ

Numa manhã chuvosa segunda-feira, demorei a organizar a rotina do dia. Comecei a ler mensagens de Whatsapp e de repente, me vi pensando  no tempo que perdi lendo mensagens de críticas sobre políticos; textos imensos de quem tenta convencer o outro que o seu candidato é o melhor; reclamações sobre a violência, videozinhos sem propósito, fazer graça tem hora né gente! E por aí vai, sem contar aquelas mensagens lindas copiadas e  repassadas, que você recebe repetidas vezes… E se a reflexão serviu, use-a em benefício próprio que faz bem!  A reclamação de falta de tempo para um tanto de coisas, é comum a todas as pessoas, mas será que falta tempo ou é falta de usar o tempo que o tempo dá, para o que é importante ou útil?

Há muita queixa de falta de oportunidade de trabalho, não tem emprego! Será que alguns têm “essa coisa chamada sorte”? Muitas reclamações sobre os impostos, dificuldades financeiras, segurança, o que não é sem razão. Mas, e se, o tempo desperdiçado com “essas coisas” fosse empregado em ler um bom livro, estudar um artigo, fazer um curso online, ou meditando! Assim se tornaria uma pessoa mais tolerante.

Eu também tenho uma lista de motivos de queixa, divulga-las pra quê? Procurar aliados ou quem sabe, alguém para ter dó de mim. Preciso encontrar um jeito, mesmo sem jeito, de dizer às pessoas que divulgar certas coisas só as tornam piores. A sensação que fica é que as pessoas querem ficar livres de algo que elas mesmas prendem. A criatividade humana é muito boa, mas se utilizada sem propósito é como lixo acumulado, se torna coisa podre, cheira mal, gera afastamento. O tempo aproveitado é riqueza que se constrói, mas o tempo desperdiçado gera acumulo da pobreza…

Fale com as pessoas, envie mensagens, procure saber como estão, faça convites, aceite convites e conviva! Participe de eventos, e se tem algo para contribuir, ofereça, tem algo para pedir, não se acanhe e peça!  Sempre existe alguém que tem o que o outro necessita. Em meio de tudo isso, faça valer a pena O TEMPO QUE O TEMPO DÁ, é com ele que se vai avançar ou paralisar a história que alguém começou a escrever.  “Não espere saber fazer para começar, comece com o que sabe e encontre a perfeição fazendo.

Talvez você curta